quarta-feira, 10 de março de 2021

PESQUISA E ESTUDO DA BNCC PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E PROPOSTA DE PLANO DE AULA DA UNIDADE TEMÁTICA LUTAS

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo aprofundar os conhecimentos a respeito dos conteúdos normatizados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos iniciais do ensino fundamental. Será apresentada uma breve descrição do que é a BNCC e para que serve, assim como a descrição da unidade temática escolhida (lutas). Sabendo que a BNCC trabalha com competências e habilidades, este estudo irá propor um plano de aula para alunos do 5º ano baseado nelas e apresentará seus objetivos para tal.

Introdução

A BNCC é um documento que normatiza o conjunto de atividades essenciais e indica as competências e conhecimentos que se espera que todos os alunos desenvolvam durante as etapas da educação básica. A base propõe uma abordagem de competências para serem trabalhadas nas áreas do conhecimento, a BNCC entende por competência “todo conhecimento mobilizado, aplicado e operado em situações reais”. Como coloca DIAS (2010): a característica principal dessa abordagem está na aplicação de atividades por meio de situações problema, o incentivo ao improviso e estímulo ao trabalho multidisciplinar, sugerindo que essa abordagem adota elementos de uma escola ativa, que almeja o desenvolvimento de sujeitos autônomos e ativos como cidadãos .

A educação física na BNCC 

Nosso objeto de estudo é a Educação Física, o componente curricular que tematiza as práticas corporais. A educação física vem dividida em 6 unidades temáticas que são trabalhadas ao longo dos anos da educação básica, são elas: Brincadeiras e Jogos, Lutas, Ginástica, Dança, Esportes e Práticas Corporais de Aventura. Cada unidade temática é subdividida em objetos do conhecimento que são distribuídos nos anos escolares.

Tabela 1

Educação Física do 3º ao 5º ano


Unidade de Lutas

A unidade temática escolhida para proposta do plano de aula foi LUTAS. Como podemos ver na Tabela 1, o objeto de conhecimento da unidade é “Lutas do contexto comunitário e regional”, e a BNCC apresenta as habilidades a serem desenvolvidas a partir desse objeto:

        (EF35EF13) Experimentar e fruir diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional.           
         (EF35EF14) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e regional experimentadas,                         respeitando o colega como oponente e as normas de segurança. 
         (EF35EF15) Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional, reconhecendo as diferenças entre             lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais. (BNCC 2017)

Identifica-se então que o ensino dessa temática está voltado primeiramente para a familiarização dos alunos com a unidade, e os primeiros contatos com as práticas. A unidade temática tem como objetivo desenvolver no aluno consciências corporais de espaço e tempo, bem como o desenvolvimento cognitivo para pensar em estratégias e ideias de resolver situações.

Plano de aula

Partindo das ideias desenvolvidas neste trabalho, apresento a seguinte proposta de plano de aula para alunos do 5º ano. Considerando uma turma de 20 a 30 alunos:

  • Objetivo: : Desenvolver a consciência espacial bem como o equilíbrio estático dos alunos através da unidade temática LUTAS.
  • Materiais: Espaguetes, giz ou fita.
  • Metodologia
1º Momento Considerações iniciais: começamos a aula com uma breve introdução do que será tratado e das principais ideias a serem trabalhadas com a aula. Perguntamos aos alunos quais são as suas experiências com a unidade, e suas vivências anteriores.

2º Momento Aquecimento PEGA-PEGA DO NINJA: 4 alunos são os ninjas e recebem um espaguete (espada do ninja), quando o ninja acerta o colega com o espaguete, o mesmo deve permanecer parado com as pernas abertas e, para ser salvo, outro colega deve passar por baixo das suas pernas. 

3º Momento Atividade 1: Professor desenha círculos no chão, cada círculo em pares. Os alunos formarão duplas para atividade. Cada um da dupla se coloca dentro do seu círculo e com as mãos entrelaçadas (direita de um com a esquerda do outro, esquerda do um com a direita do outro), o objetivo é tentar tirar o colega do seu círculo, jogando com o equilíbrio e com o espaço do círculo desenhado.

 4º Momento Variação 1: O objetivo dessa variação é o mesmo, mas agora os alunos devem utilizar um espaguete para tentar tirar o colega do círculo e apoiados em um pé só.

 5º Momento Volta à calma: Discussão sobre os aspectos trabalhados, exposição das dúvidas e dificuldades tidas durante a aula. 

Conclusão

A BNCC oferece um direcionamento de quais conteúdos devem ser trabalhados e quais as competências e habilidades a serem desenvolvidas, os objetivos e a forma de trabalhar ficam de certa forma abertas para o professor tomar a decisão, levando em consideração a turma e suas particularidades.

Referências

DIAS, Isabel S. Competências em educação: conceito e significado pedagógico. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v.14, n.1, p. 73-78, jan-jun/2010.

 Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISA E ESTUDO DA BNCC PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E PROPOSTA DE PLANO DE AULA DA UNIDADE TEMÁTICA LUTAS

Resumo Esta pesquisa tem como objetivo aprofundar os conhecimentos a respeito dos conteúdos normatizados pela Base Nacional Comum Curricular...